Sua empresa está perdendo o foco?
Não construa barraquinhas de limonada na frente da mina de ouro.
Você pode encontrar os artigos anteriores sobre foco aqui, aqui e aqui. Este post também está disponível em inglês.
As empresas costumam se distrair, deixando de focar no que é crítico. Elas acabam fazendo coisas que as afastam do que realmente querem alcançar.
A Netflix tem uma expressão criativa para descrever essas distrações incômodas que atrapalham alcançar o que realmente importa: a barraquinha de limonada na frente da mina de ouro.
Como explica Greg Peters, co-CEO da Netflix:
Nós temos expressão que chamamos de a barraquinha de limonada na frente da mina de ouro, ou seja não se distraia construindo barraquinhas de limonada na frente da mina de ouro—você quer encontrar as minas de ouro e é nisso que você realmente quer trabalhar.
O PayPal também teve que lidar com distrações, como explica o ex-executivo Matt Lerner:
No PayPal, todo o crescimento inicial veio de indicações e do eBay. A próxima onda foi de desenvolvedores, indicações de carrinho de compras e vendas diretas para algumas verticais. Foi isso—todo o crescimento do PayPal veio de 5 coisas.
Fizemos toneladas de outras coisas. Toneladas! A maioria foi uma distração enorme e cara.
A analogia da Netflix também se aplica aos times, já que eles podem se distrair construindo barraquinhas de limonada na frente suas pequenas jazidas de ouro.
Uma das razões pelas quais executivos e times se distraem é que a palavra prioridade perdeu todo o significado.
Tudo virou prioridade
Eu notei um padrão comum: as pessoas concordam que estão trabalhando em muitas coisas ao mesmo tempo, mas ficam presas decidindo onde focar.
Para elas, tudo no que estão trabalhando é uma "prioridade".
Com o tempo, percebi que a palavra prioridade havia perdido todo o significado.
As listas de prioridades se tornaram as “gavetas da bagunça” do mundo dos negócios. É onde as pessoas juntam o que é crítico com o que pode ser útil algum dia, em uma mistura caótica de dezenas de itens.
Tudo virou prioridade, então nada é.
Sem uma linguagem compartilhada para separar o que é crítico do que é meramente útil, as pessoas se distraem.
Alguns tentam numerar as prioridades (P0, P1, P2...), mas isso é como dizer que Usain Bolt e meu tio Bosco “são corredores.” Embora tecnicamente correto, esconde a enorme diferença no impacto de cada um.
Então, qual é a alternativa? Como você pode encontrar as minas de ouro e evitar se distrair?
Você pode estar pensando: "Encontrar minas de ouro e evitar distrações não é trabalho da estratégia?" E isso está certo.
Mas estratégia é difícil. Muitas empresas têm dificuldade ou não têm uma estratégia real.
E mesmo quando as empresas têm uma "estratégia", há outro problema: as pessoas costumam não ver as minas de ouro bem debaixo do nariz. Ou pior, elas encontram as minas de ouro, mas têm dificuldade em comunicá-las claramente para os times.
Há um princípio simples e poderoso que pode te ajudar a identificar o que realmente importa e focar.
Você pode ter ouvido falar desse conceito, mas aposto que não está aplicando ele de verdade.
A regra 80/20
As histórias da Netflix e do PayPal são ótimos exemplos de um conceito crucial que pode ajudar a responder a essas perguntas: o princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20.
O princípio, nomeado em homenagem a Vilfredo Pareto, sugere que em muitas situações 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.
Em bom português, isso significa que muitas vezes 80% dos seus resultados vêm de 20% dos seus esforços.
No início dos anos 2000, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, escreveu um e-mail para os clientes destacando um caso claro do princípio de Pareto em ação:
Cerca de 20% dos bugs causam 80% de todos os erros e - isso me surpreendeu - 1% dos bugs causou metade de todos os erros.
Para ser claro, a regra 80/20 é apenas uma maneira simplificada de expressar o princípio de Pareto. A proporção exata não precisa ser 80/20.
Por exemplo, o app de idiomas Duolingo obtém 80% de sua receita anual de US$ 530 milhões de 9% de seus usuários.
Alguns podem argumentar que todo mundo conhece o princípio de Pareto ou até que ele é "óbvio".
Mas se sua empresa estivesse realmente aplicando a regra 80/20, você não estaria lidando com dezenas de prioridades.
Se prepare para 2025
Desenvolva os músculos e mindsets que você precisa para focar em outcomes e obter melhores resultados com OKR participando de um dos meus workshops.
Eu criei meus workshops para ajudar você a desaprender o modelo onde times estão sempre correndo atrás de múltiplos prazos conflitantes.
Em vez disso, vou te ajudar a mudar para um modelo que faz com que todos remem na mesma direção, focando nos outcomes que realmente importam.
Entre em contato comigo para organizar um workshop interno ou palestra para o seu time.
Separando o que é crítico do que é meramente útil
A regra 80/20 pode te ajudar a evitar a armadilha de enterrar suas minas de ouro sob uma pilha de "prioridades".
Mas a verdade é que o princípio de Pareto pode parecer chato ou abstrato, especialmente para aqueles que não se consideram "boas com métricas."
Para que a regra 80/20 seja adotada, temos que torná-la mais memorável, combinando-a com a analogia da barraquinha de limonada e acrescentando outros termos marcantes.
Dessa forma, podemos dar às pessoas um modelo simples para separar o que é crítico do que é meramente útil, pensando em duas categorias:
"Minas de ouro" ou fatores críticos de sucesso são os poucos elementos que vão gerar a maior parte do outcome e vão fazer a diferença.
Esses são os personagens principais da sua estratégia e precisam ser tratados como tal.
Eles também são chamados de "alavancas" ou "drivers", mas essas palavras são usadas de forma tão indiscriminada que raramente ajudam.
"Barraquinhas de limonada" ou elenco de apoio são os muitos elementos restantes que respondem por uma pequena parte do resultado.
Isso inclui todas as boas ideias que desempenham papéis secundários na sua estratégia. Elas podem ser úteis, mas não são críticas.
"Qual é o 80/20?"
Quando as pessoas estão com dificuldade para decidir onde focar, aprendi que é útil explicar esse modelo e depois perguntar: "Qual é o 80/20?"
Essa pergunta pode provocar ótimas conversas, ajudando a criar foco e alinhamento.
Não existe uma única expressão que funcione com todo mundo. Por isso, esse modelo permite que você teste versões diferentes da pergunta: "Quais são os fatores críticos de sucesso?" ou "Qual é a mina de ouro?"
Com engenheiros, simplesmente mencionar Pareto pode ser suficiente.
No próximo artigo, discutiremos como usar essa pergunta e colocar a regra 80/20 em prática, seguindo três passos críticos:
Encontrar as minas de ouro: Identifique os fatores críticos de sucesso que provavelmente impulsionarão a maior parte do resultado. Alguns deles podem estar escondidos bem na sua frente.
Ajudar os times a evitar distrações: Ajude-os a focar, deixando as minas de ouro cristalinas, em vez de juntá-las com outras "prioridades".
Fazer renúncias: Aprenda a deixar de lado todas as boas ideias que não são críticas e diga não às barraquinhas de limonada.
Aprofundaremos como você pode seguir esses passos para se tornar mais focado. Também discutiremos os motivos pelos quais as pessoas geralmente falham em fazer isso.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com amigos. Se alguém te encaminhou este post, assine minha newsletter para receber mais conteúdo direto no seu email.