Como encontrar suas minas de ouro
Como identificar o pequeno número de coisas que realmente farão a diferença.
Este post também está disponível em inglês.
No último anterior, vimos que a regra do 80/20 pode ajudar sua empresa a não perder o foco construindo barracas de limonada na frente da mina de ouro.
Aposto que você tem algumas minas de ouro bem na sua frente—um pequeno número de coisas que vão gerar a maior parte dos outcomes desejados.
As perguntas 80/20 ("Qual é o 80/20?" e "Quais são os fatores críticos de sucesso?") podem estimular ótimas conversas e ajudar você a encontrar essas pepitas de ouro que passam despercebidas.
A maneira clássica de aplicar a regra do 80/20 é fazendo uma análise quantitativa.
Mas usar a regra 80/20 como uma técnica qualitativa pode ser ainda mais poderoso, pois pode ajudar a deixar a estratégia mais clara, criando foco e alinhamento.
Vamos ver como você pode usar as duas opções na prática.
Como usar a regra 80/20 em uma análise quantitativa
Para um exemplo simples, imagine três times de produto tentando alcançar o mesmo outcome: reduzir a taxa de falhas (ou crashes) de seus aplicativos1.
Time #1
O time #1 decide andar rápido e começa a trabalhar em projetos que acreditam que reduzirão as falhas.
O time rastreia o número total de falhas, mas eles têm apenas uma compreensão superficial das causas. Quando a taxa de falhas flutua, eles têm dificuldade em explicar o porquê, pois não têm dados de apoio.
Time #2
O time #2 identifica 15 bugs "P1" causando falhas. Eles estabelecem um Key Result para reduzir esses bugs para zero, mas têm dificuldade em escolher qual corrigir primeiro.
Eles começam trabalhando nos 15 bugs em paralelo, mas isso faz com que eles andem muito devagar. Então, eles decidem corrigir os bugs mais fáceis primeiro, independentemente do seu impacto.
Time #3
O time #3 começa se perguntando sobre as questões 80/20: "Qual é o 80/20 aqui? Quais são nossos fatores críticos de sucesso?"
Para responder a essas perguntas, o time usa um método quantitativo simples para analisar os dados:
Listar todos os bugs causando falhas.
Calcular a porcentagem do total de falhas geradas por cada bug.
Ordenar os bugs do maior para o menor impacto.
Criar um gráfico para visualizar os fatores críticos de sucesso e o elenco de apoio.
(Para uma explicação completa e templates, busque por gráfico de Pareto ou análise de Pareto.)
O gráfico mostra claramente que apenas quatro bugs são responsáveis por 86% das falhas:
Em vez de se distrair como os outros times, o time #3 foca nesses quatro bugs—seus fatores críticos de sucesso—para garantir que farão um impacto real.
Discutiremos como aplicar a regra 80/20 como uma técnica qualitativa após este breve intervalo.
Se prepare para 2025
Desenvolva os músculos e mindsets que você precisa para focar em outcomes e obter melhores resultados com OKR participando de um dos meus workshops.
Eu criei meus workshops para ajudar você a desaprender o modelo onde times estão sempre correndo atrás de múltiplos prazos conflitantes.
Em vez disso, vou te ajudar a mudar para um modelo que faz com que todos remem na mesma direção, focando nos outcomes que realmente importam.
Entre em contato comigo para organizar um workshop interno ou palestra para o seu time.
Usando a regra 80/20 para tornar o implícito explícito
Minas de ouro geralmente permanecem implícitas. Elas podem estar presas na cabeça de alguém, enterradas sob uma pilha de "prioridades", ou perdidas na linguagem complicada usada para comunicar a estratégia.
Usar a regra 80/20 como técnica qualitativa pode ajudar a tornar o implícito explícito.
As perguntas 80/20 podem oferecer uma nova forma de pensar sobre prioridades e dar às pessoas uma linguagem clara para separar o que é crítico do que é meramente útil.
Um cenário comum é quando uma pessoa já identificou as minas de ouro, mas teve dificuldade em comunicá-las aos outros.
Me lembro de quando fiz as perguntas do 80/20 para um grupo de uma empresa de tecnologia. O diretor de engenharia respondeu na hora: "Os fatores críticos de sucesso para nossos pipelines de desenvolvimento são velocidade, segurança e facilidade de uso."
No entanto, os membros do time se olharam como se fosse a primeira vez que ouviam isso.
No fundo, eles provavelmente já sabiam desses fatores. Mas ninguém havia deixado eles explícitos, de maneira tão clara e simples.
As minas de ouro estavam escondidas sob uma pilha de “prioridades.”
Outro cenário comum é quando um grupo precisa trabalhar junto para deixar as minas de ouro explícitas. Usar as perguntas 80/20 combinadas com ferramentas visuais pode ser bastante poderoso.
Como um exemplo simplificado, eu estava trabalhando com uma empresa de serviços financeiros quando um time de produto pediu ajuda:
- Estamos com dificuldades para decidir em quais outcomes nosso time deve focar.
No final, queremos aumentar a receita, mas dependemos do time de vendas para isso. Poderíamos compartilhar a meta de receita com vendas, mas seria difícil saber se nosso time fez diferença.
- A regra do 80/20 pode ajudá-lo a identificar onde vocês devem focar.
Qual é o 80/20 aqui? Quais são os fatores críticos de sucesso para aumentar a receita do seu produto?
- Sabemos que a satisfação do cliente com o produto é crítica. O desempenho do time de vendas também é essencial, mas temos pouca influência sobre ele.
- Ok, então vamos nos aprofundar um pouco mais. Qual é o 80/20 para melhorar a satisfação do cliente? Quais são os fatores críticos de sucesso?
Após algum debate e algumas tentativas, o time chegou a uma conclusão.
- Os fatores críticos de sucesso para melhorar a satisfação do cliente são a facilidade de contratação, o tempo para concluir cada transação e a facilidade de gerir o contrato no pós-venda.
- Ótimo, vamos escrever cada um desses fatores em post-its para nos ajudar a visualizá-los:
O time então trabalhou para identificar as melhores métricas para medir cada um desses três outcomes que representavam suas "minas de ouro".
O diagrama acima é um exemplo de um mapa de outcomes (ou árvore de outcomes), uma ferramenta poderosa para deixar a estratégia mais clara e torná-la tangível para todos.
Em um artigo futuro, discutiremos como você pode usar o mapa de outcomes para ajudar as pessoas a entenderem como elas contribuem para o sucesso de sua empresa.
Mas antes isso, precisamos entender por que tantas pessoas deixam de aplicar a regra 80/20—não é porque são burras ou preguiçosas.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com amigos. Se alguém te encaminhou este post, assine minha newsletter para receber mais conteúdo direto no seu email.
A taxa de falhas mede quantas vezes cada aplicativo “trava” para os usuários.