Por que exemplos de OKR não vão te ajudar
Sem o contexto certo e os músculos e mindsets necessários, exemplos agregam pouco
Oi, Felipe aqui. Um post curto essa semana já que o que eu havia planejado acabou sendo mais longo do que o esperado.
Voltaremos com nossa programação normal na próxima semana.
Um cliente me enviou um e-mail pedindo uma lista de bons exemplos de OKR:
Você pode fornecer uma lista (longa) de bons OKRs? Eu estava discutindo com o time o que são bons OKRs depois de ler seus artigos e gostaríamos de mais exemplos.
As pessoas sempre pedem listas de exemplos de OKRs, mas na minha experiência, uma lista de OKRs genéricos não ajuda muito.
Primeiro, é difícil entender a maioria dos OKRs sem contexto. Eles geralmente não fazem sentido a menos que você entenda o tipo de trabalho que as pessoas fazem, o setor em que trabalham, ou por que alguns outcomes e métricas são importantes.
OKRs que qualquer um pode facilmente compreender são geralmente básicos demais para serem úteis. Há vários desses online.
Segundo, há tantos exemplos ruins de OKR online e em livros como Avalie o que importa que, a menos que as pessoas entendam por que focar em outcomes é importante, mostrar mais exemplos para elas não faz diferença.
As pessoas precisam querer desaprender esses exemplos.
Finalmente, sem desenvolver seus músculos de outcome, olhar para bons OKRs é como assistir Rebeca Andrade nas Olimpíadas. Eu consigo ver o que ela fez, mas não faço ideia de como fazer igual.
Embora eu use diferentes exemplos no meu workshop, eu foco em ensinar às pessoas os princípios e técnicas que elas precisam para reconhecer bons OKRs e como criá-los.
Conforme cada time passa pelo workshop, usamos seus OKRs para criar uma lista interna de ótimos exemplos que os próximos times dentro da empresa podem usar.
Mas mesmo assim, as pessoas só serão capazes de criar algo semelhante depois de desenvolver os mindsets e músculos certos.
Exemplos de OKR parecem uma ótima ideia. Mas o valor real vem de entender os princípios por trás deles e desenvolver as habilidades para focar nos outcomes certos para o seu contexto específico.
Se prepare para 2025
Desenvolva os músculos e mindsets que você precisa para focar nos outcomes certos e ter resultados com OKR. Entre em contato para organizar um workshop in-company ou uma palestra para seu time.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com amigos. Se alguém te encaminhou este post, assine minha newsletter para receber mais conteúdo direto no seu email.